Tudo que você precisa saber sobre Sustentabilidade em Restaurantes!

Você pode até achar que o assunto sustentabilidade já está batido, mas saiba que existe um mundo de possibilidades que talvez ainda não tenha sido explorado no seu restaurante! A preservação do planeta vai além de separar o lixo orgânico do reciclável: também é possível reaproveitar aquilo que vem da COZINHA que comumente jogamos fora e adquirir materiais com baixo custo e “amigos do meio ambiente” para o estabelecimento, por exemplo.

Além de gerar economia para o seu negócio, os produtos e serviços oferecidos se tornarão cada vez mais acessíveis ao público, conscientizando e incentivado a procurar por soluções sustentáveis. Tudo isso gera identificação no consumidor e fideliza a marca!

Confira algumas das possibilidades para entrar de vez nessa vibe:

Na Cozinha

Tudo começa na compra dos produtos. Valorizar produtores locais é também uma forma de promover a sustentabilidade econômica e social em seu contexto. Priorize ingredientes da terra, a cultura local e os produtores de sua região. Esta atitude fortalece o pequeno produtor e a economia local, além de fortalecer a relação com os fornecedores, obtendo maior controle daquilo que irá a mesa do seu cliente, garantido alta qualidade.

Não cometa excessos: controle! Compras grandes demais e porções exageradas geram desperdício. No Brasil são jogados, em média, 40 quilos de comida no lixo, todos os anos, segundo pesquisa realizada pela Embrapa com apoio da Fundação Getúlio Vargas, em 2019. Esse montante poderia alimentar 13 milhões de pessoas! Um bom sistema de controle de estoque é essencial para evitar a cultura do “melhor sobrar do que faltar”, deixando para trás o constante desperdício no seu restaurante.

Agora você tem estoque controlado, produtos registrados, mas... o que fazer com o que sobra? Aproveite totalmente os alimentos. Utilize o que antes seriam resíduos (partes de plantas, raízes, cascas, etc) na preparação de pratos. A criatividade fará toda a diferença e transformará “resto” em caldos, sopas, molhos e até doces. O que não for consumir, faça de adubo!

Nos Materiais

Na hora de decorar o seu restaurante, preocupe-se com a origem e a qualidade das peças. Opte por móveis de fornecedores que estejam de acordo com as normas ambientais do país, que possuam selos de confiança ou programas que visam a sustentabilidade

Aposte nos materiais ecofriendly: bambu, tinta de terra, fibras naturais, madeira de demolição, elementos reutilizados, entre outros. Um profissional do ramo te ajudará a encontrar soluções ecológicas, econômicas e criativas para o seu restaurante!

Além disso, como falamos anteriormente, praticar a reciclagem é primordial. Oriente seus funcionários a separar o lixo de forma correta e reafirme o compromisso com o máximo aproveitamento dos insumos.

Outra dica: vai produzir embalagens, cardápio, cartões de visita, jogo americano em papel e outras demandas de comunicação institucional impressas? Prefira as opções de papel reciclado e papel semente. Sustentabilidade é um conceito que, para ser passado adiante, precisa estar presente rotineiramente nos pequenos detalhes.

Na Estrutura

A saúde financeira da empresa também tem muito a ganhar com a adoção de medidas sustentáveis na sua estrutura. Fatores como energia e água são de extrema importância.

Depois de falarmos sobre os materiais, chegou a hora de incorporar outros elementos na composição do ambiente. Invista em iluminação e ventilação naturais através de paredes e tetos de vidro, janelões, etc. Além de trazer economia e promover sustentabilidade, vai conferir um charme à parte ao seu ambiente.

Ainda sobre energia, que tal utilizar painéis de energia solar? Além de ecologicamente correto, é uma ótima pedida para ajudar na diminuição dos custos mensais.

Outra forma de promover a economia estrutural do seu restaurante é adotar um sistema de captação da água da chuva, sobretudo em época de chuvas, para usos não-potáveis como irrigação, descargas e lavagem de pisos.

Se você não sabe por onde começar, primeiro pense em quais destes detalhes que você quer transformar. Tudo deve ser muito bem planejado! Logo, é imprescindível o acompanhamento de profissionais especializados para não acontecer nenhum obstáculo indesejado.

E lembre-se: Um resultado positivo depende muito da colaboração de todos. Informe e incentive sua equipe, organize palestras e treinamentos sobre o assunto, sempre evidenciando a importância de manter a responsabilidade socioambiental na empresa.

Pratique este conceito!

Comentários

Nenhum comentário até agora, seja o primeiro =)