16
MAI

ABRIR RESTAURANTE DÁ DINHEIRO?


Apenas a paixão por cozinhar não é capaz de fazer um negócio prosperar. Segundo dados da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a cada cem novos empreendimentos de gastronomia, apenas três estabelecimentos sobrevivem após uma década. 

É importante considerar este dado ainda em seus primeiros sonhos sobre ter um negócio rentável neste segmento. Em vez de desanimar, entenda neste post como não falhar no planejamento - motivo que causa maior parte destas "quebras". Conversamos com Clênia Dias, contadora e especialista em auditoria e gestão empresarial, a fim de responder a pergunta que dá título à matéria: finalmente, abrir restaurante dá dinheiro.

> Conhecer os clientes do seu restaurante é fundamental para acertar no negócio. Saiba mais

Segundo Clênia, a resposta é: depende. “Vai depender se antes de abrir o negócio o empreendedor estudou quem é o consumidor e quanto ele vai poder pagar (formação de preço), se mapeou a concorrência para não ser mais do mesmo, se sabe marcar presença digital, e se as normas da vigilância sanitária do setor tanto para o ambiente quanto para os funcionários estão sendo observadas”, explica. A contadora lembra ainda que, segundo dados do Sebrae, a média da lucratividade para o ramo de restaurante é de 10% a 12% – informação que deve ser levada em consideração pelos futuros empresários.

Assim como em qualquer outro investimento comercial, é necessário fazer a si mesmo perguntas iniciais sobre cinco fatores que devem ser considerados no seu planejamento de abrir um restaurante:


Investimento inicial
Quanto você precisará investir em locação, aluguel, projeto de interiores, compra de móveis, equipamentos do restaurante, estoque inicial, etc. Clênia Dias lembra que é preciso reservar, como parte deste investimento inicial, os custos das questões burocráticas de registro. “Tais custos variam de acordo com a cidade, mas, em média, o empreendedor deve reservar algo em torno de R$ 1.190,00”, explica.

Capital de giro
Qual o seu capital para garantir o funcionamento inicial do negócio até que ele consiga se sustentar e, após isto, dar lucro?

Funcionários
Quantos funcionários serão necessários para o seu negócio começar? Clênia Dias sugere o uso de automação comercial como uma forma de reduzir as despesas com mão de obra. "Boas soluções de gestão agilizam processos e resolvem rapidamente etapas que seriam desempenhadas por dois ou mais funcionários", explica.

Faturamento médio/mês
Qual deve ser o seu faturamento por mês para cobrir os custos iniciais de investimento no seu negócio e os custos fixos de cada mês? Qual o deve ser o faturamento para que haja lucro? E, por fim, qual será o faturamento para o lucro desejado?

Prazo de retorno
Tendo em vista seus investimentos iniciais na abertura do restaurante, qual você imagina que seja o prazo de retorno financeiro?

> Vai abrir um self-service? Veja como ter SUCESSO neste modelo de serviço!

Abrir o seu próprio negócio é o desejo de muitos brasileiros, mas é preciso conhecer os custos de abertura de uma empresa, os quais vão além dos custos de registro e passam pelos recursos de manutenção da operação e até de alavancagem das operações a médio prazo.

Quais seriam, enfim, as dicas de ouro para quem quer acertar no negócio e ter um restaurante lucrativo? A especialista responde. “Atente para transformar custo fixo em variável, adequar fontes de recursos as suas utilizações e dispor de um profissional da área contábil para orientar e organizar as obrigações da empresa”.

> Quer dicas de como reduzir custos em seu restaurante? Clique aqui!

_
Converse com Clênia Dias:

cleniacdias@gmail.com


Nenhum comentário até agora , seja o primeiro =)

Avatar








CONHEÇA O MENEW PAY


INSTAGRAM







Todos os direitos reservados - Abrir restaurante dá dinheiro? - 2018