24
MAI

7 ERROS TERRÍVEIS QUE VOCÊ PODE ESTAR COMETENDO EM SEU RESTAURANTE


Antes, uma verdade: é impossível gerenciar um negócio sem cometer erros ou falhas. A boa notícia é que estes problemas, quando solucionados, podem contribuir com a experiência do empreendedor na tomada de decisões futuras e melhorar sua análise do negócio. Errar e aprender com um erro permite antever, inclusive, outras falhas similares - e, obviamente, evitá-las. Neste texto não tratamos de meras falhas pontuais, mas erros recorrentes que podem arruinar seu restaurante.

1. Achar que uma boa comida é suficiente
É comum a ideia de abrir um negócio de alimentação fora do lar como um investimento nos dotes culinários, na receita da família ou mesmo na aposta em um grande nome da gastronomia comandando a cozinha. Acontece que o sucesso de um restaurante não depende apenas de uma boa comida, mas também de outros fatores de fidelização: um bom ambiente, atendimento ágil e cortês, precificação adequada ao público, novidades no cardápio, posicionamento de marca, higiene e qualidade, dentre outros. Não esqueça que, para isso, é fundamental conhecer o perfil do seu cliente.

2. Não estudar o mercado constantemente
O mercado de gastronomia está sempre em ebulição e não observar diariamente as tendências locais e globais pode fazer você tomar decisões erradas e não se precaver com os sinais que pode obter na análise. Monitore os novos negócios que surgem, os que fecham as portas, as promoções de seus concorrentes, a economia do setor, etc.

>> Que tal seguir nosso Instagram para ficar sempre bem informado sobre o mercado?

3. Viver "apagando incêndios"
Se você vive resolvendo pepinos, isso é um sinal de que talvez você não esteja trabalhando de forma planejada. Além de gerar danos materiais e de pessoal (no clima da empresa), trabalhar em prol de "apagar incêndios" te faz ter menos tempo para monitorar, criar e pensar novas ideias - ou seja, é provável que seus concorrentes estejam sempre um passo à frente.

4. Não ter uma boa presença digital
Estar presente nas redes sociais é indispensável para o segmento de gastronomia. Faça bom uso de redes sociais como o Instagram, por exemplo, onde você pode postar fotos apetitosas de seus pratos e atrair clientes que vão primeiramente "comer com os olhos". E não deixe de ler essa matéria com dicas do SEBRAE de como melhorar suas redes sociais!

5. Não ter controle da qualidade
Se tem algo que pode arruinar o seu restaurante é a comida estar boa somente em alguns dias, a apresentação do prato variar a cada mudança na cozinha e o sabor mudar toda semana. Um controle da manipulação de alimentos e de como deve ser o resultado final de um prato é fundamental para garantir que um cliente que visite seu restaurante por indicação vá ter a mesma boa experiência de seu amigo. A saída é investir em um sistema de controle de estoque, porções de insumos e manipulação. Podemos conversar sobre isso e apresentar nossa solução!

6. Falhar no controle das operações
Um restaurante tem rotinas e operações que são repetidas diariamente quase como um ritual. Receber o cliente, anotar seu pedido, enviar para cozinha, entregar tudo certinho na mesa, fechar conta, receber pagamento. Se você não organizar essas rotinas, o resultado negativo virá em forma de descontrole, insatisfação do cliente e riscos de perdas e prejuízos. Um sistema completo e integrado de gestão e automação é necessário e não precisa ser complicado. O sistema do Menew Apppor exemplo, controla todas as operações de um restaurante em apenas uma maquineta. Sem dúvidas a automação comercial é necessária - independente do tamanho do seu negócio.

7. Confundir suas despesas com as do restaurante
Um erro grave é achar que todo dinheiro que entra no caixa é o seu dinheiro e que as despesas familiares devem ser incluídas devem entrar nos centros de custo do seu restaurante. Controlar as finanças, folhas de pagamento, pagamentos e entradas é fundamental para evitar prejuízos e danos que podem ser irreparáveis. Além disso, adote estratégias de redução de custos para evitar descontroles financeiros.

 


Nenhum comentário até agora , seja o primeiro =)

Avatar








CONHEÇA O MENEW PAY


INSTAGRAM







Todos os direitos reservados - 7 erros terríveis que você pode estar cometendo em seu restaurante - 2018